BeyBlade Clássico!

Beyblade (no original: 爆転シュート ベイブレード, Bakuten Shūto Beiburēdo, Bakuten Shoot Beyblade) é um mangá e animebaseado em um brinquedo de mesmo nome semelhante a um pião. A história é sobre um grupo de garotos que lutam com suas Beyblades fortemente energizadas, dominadas por Feras-Bit sagradas.
O anime Beyblade é licenciado pela Nelvana na América do Norte, onde sofreu várias modificações, como nos nomes e falas dos personagens,na trilha sonora e também alguns cortes e personagens inventados, que só aparecem pela voz (Dizzi, AJ Topper e Brad Best).
O manga de Beyblade é publicado em Inglês na América do Norte pela VIZ Media, mantendo seu formato original da direita para a esquerda, porém os nomes foram trocados para serem ligados para a versão em inglês do anime. Em Singapura, é publicado em inglês pela Chuang YI. Em Portugal, o anime passou na TVI, no Canal Panda e no Panda Biggs.


História
A série gira em torno de lutas entre equipes de Beyblade. A equipe principal, os Blade Breakers (no original: Team BBA), é composta por Tyson Granger (Takao Kinomiya, no original), Kai Hiwatari, Max Tate (Max Mizuhara), Ray Kon (Rei Kon) e Kenny/Chief (Manabu Saien/Kyouju) que lutam contra outras equipes para decidir os a campeões mundiais.

Beyblade

Logotipo ocidental do anime.
A primeira temporada foi bem diferente das outras no estilo. As beyblades eram desenhadas em 2D. As Feras-Bit também tinham apenas uma cor,tanto no brilho quanto no corpo, e foram desenhadas de um modo meio "turvo". A série marca a estreia dos personagens principais e suas primeiras tentativas de tornarem-se campeões. Passando pelo Japão, China,Estados Unidos, Europa e Rússia, os Bladebreakers, formados por Tyson, Kai, Ray, Max e Kenny (que não luta, ajuda tecnicamente) vão ganhando posições no torneio mundial, vencendo equipes como White Tigers, All Starz, Majestycs e Demolition Boys. Os Demolition Boys, a última equipe que os Bladebreakers enfrentam, representam uma ameaça, pois, liderados por Bóris, antigo treinador de Kai, e Voltaire, seu avô, planejam dominar o mundo. Eles levam crianças para sua abadia em Moscovo, e lá fazem uma lavagem cerebral, para fazê-las acreditarem que a vitória é tudo e a derrota é sinónimo de humilhação máxima. Sagas: torneio nacional, torneio asiatico, torneio americano, desafio europeu e campeonato mundial daRússia

Beyblade V-Force

Na segunda temporada, com a troca de estúdio, estréia o novo estilo de desenho no anime. As beyblades são modelos em 3D. O sistema Magtran e uma nova protagonista, Hilary (Hiromi no original), que não luta, mas ajuda a equipe torcendo e treinando-os também são apresentados. Basicamente, os Bladebreakers lutam contra duas coisas. A organização Psykick, que quer roubar as feras-bit deles, no final, o grande chefe da organização, Zagart, revela que as queria por que só o poder delas poderia fazer Zeo (ZO no original), o seu filho-robô baseado no verdadeiro que morreu num acidente, virar um ser humano. A outra ameaça são os Santos Escudos (Saint Shields). No inicio, eles apenas desafiam-nos e mostram o quanto são fortes, mas depois revelam que também querem capturar as suas feras-bit para lacrá-las numa rocha e impedir assim que o poder delas seja usado para o mal.

Beyblade G-Revolution

A temporada apresenta uma nova mudança no design. Um novo campeonato está iminente, mas dessa vez por mudança nas regras, os Bladebreakers separam-se e cada um tenta conseguir o título sozinho. Agora, o torneio estréia uma nova maneira de lutar, as equipas devem escolher dois ou três lutadores titulares e um de reserva. Dois protagonistas são adicionados: Daichi e Hiro (Hitoshi, no original), também conhecido por Shippuu no Jin (Jin Vendaval na versão brasileira e Jin de Gales, na portuguesa). A série mostra dois novos sistemas: Engine Gear e Hard Metal System. No final, os melhores lutadores da BEGA (Beyblade Enterteinment Global Association), uma organização que surgiu no lugar da ALB lutam contra Tyson e seus amigos para decidir quem dominará o mundo do beyblade.

Beyblade Metal Fight Zero-G

Sete anos se passaram desde que o deus da Destruição (Nemisis) encontrou seu fim nas mãos de um grande Blader . Uma nova era de Beyblade começou, trazendo com ela novas Blades. Quando Zyro Kurogane testemunhou a batalha final com o senhor da destruição anos atrás, um incêndio começou a queimar dentro de si para avançar para um novo futuro. Enquanto Zyro é o campeão em sua cidade natal, ele quer testar a si mesmo e procura maiores adversários, rumo ao Metal Bey City, a cidade natal de Gingka. Quando Zyro chega e descobre que Gingka está longe de ser encontrado, ele descobre que Bladers de todo o mundo têm vindo a testar-se contra o Zero Gravity estádio Bey. Querendo empurrar suas habilidades para a frente, Zyro participa da nova era de Beyblade, testando sua força contra os estádios de gravidade zero.

Filme

Beyblade: Fierce Battle (no original: Bakuten Shoot Beyblade The Movie: Gekitou!! Takao vs Daichi) passa-se entre a segunda e terceira temporadas, Daichi aparece. Uma nova equipe de Beyblade, os Shadow Bladers, aparecem, sendo formada por Steven, Ashley, Daniel e Henry.

Personagens

Tyson Granger
A maior parte dos lutadores relevantes em beyblade pertence a alguma equipe de alguma parte do mundo.
Os personagens principais são :
  • Tyson Granger
  • Kai Hiwatari
  • Ray Kon
  • Max Tate
  • Kenny
  • Hilary Tatibana (a partir da 2ª temporada)
  • Daichi Sumeragi (filme e 3ª temporada)

Jogos

Vários jogos baseados na série foram lançados. Há jogos para Game Boy Color, Game Boy Advance, PlayStation e Game Cube. Como em quase todos os jogos baseados em histórias originais (isto é, que não eram jogos inicialmente), esses jogos foram muito criticados.

Equipes de Beyblade (1ª temporada)

Blade Sharks

Blade Sharks (não aparecem depois da primeira temporada) é uma equipa anteriormente liderado por Kai Hiwatari. Entre seus membros estavam Carlos, Stuart e Trevor.

White Tigers

White Tigers (White Tiger X na terceira temporada) é uma equipe com os melhores lutadores da Ásia (tecnicamente os segundos colocados, pois os BladeBreakers são oficialmente japoneses) eles sentem-se traídos por Ray, que ao receber Driger como Fera-Bit, resolveu sair da equipe para explorar o mundo. Durante o campeonato, liderados por Lee, eles encontram-se e declaram-se rivais, e a única pessoa dos White Tigers que no fundo acredita no Ray é Mariah que nutre um grande amor por Ray que lhe é correspondido. No fim, eles fazem as pazes com Ray. Na terceira temporada, eles recebem Ray novamente como capitão (nessa temporada, eles são acompanhados e guiados pelo líder da aldeia deles,Tao. Ele foi mencionado e mostrado numa imagem, na primeira temporada). Ray lidera a equipe com muito trabalho e cooperação entre os membros.
"Membros/Beyblade"
Ray (No começo da 1ª temporada e do começo ao meio de 3ª temporada): Driger
Lee: Galeon
Mariah: Galux
Gary: Galzzy
Kevin: Galmon
Mestre Tao (3ª temporada): não tem Beyblade.

All Stars

All Stars (All Stars PPB na terceira temporada) é a melhor equipa norte-americana e são guiados pela mãe de Max, Judy. Eles usam suas habilidades atléticas em suas lutas. Na terceira temporada, Max junta-se à equipa junto com Rick, um arrogante recém-chegado.
Membros/Beyblade
Max (do começo ao meio da 3ª temporada)-Sem esporte definido: Draciel
Michael-Baseball: Trygle
Steve (1ªtemporada)-Futebol Americano: Tryhorn
Eddy-Basketball: Trypio
Emily-Ténis: Trygator
Rick (3ª temporada)-Sem esporte definido: Bisão Rocha

Majestics

Os Majestics são uma equipa formada por quatro arrogantes, ricos e poderosos lutadores de Beyblade. Membro a membro, os Bladebreakers vão encontrando(e enfrentando) cada um deles até que os desafiam para um duelo como equipe. Na terceira temporada, eles são os primeiros a serem apanhados pelos truques sujos do Batalhão Barthez, perdendo sua chance de ir ao campeonato.Cada um deles é de um país da Europa.
Membros/Beyblade
Robert (Alemanha): Griffolyon
Olivier (França): Unicolyon
Enrique (Itália): Amphilyon
Johnny (Inglaterra): Salamalyon

Demolition Boys

A equipe Demolition Boys (Neo Borg em japonês) é uma elite de soldados de Beyblade da Rússia, eles são treinados por Boris, sob a direção do avô de Kai, Voltaire, e têm como capitão Tala. Eles sofreram uma verdadeira lavagem cerebral para pensarem que a vitória é tudo e a derrota é a humilhação suprema. Eles carregam armas de fogo que servem de disparadores.
Na primeira temporada, Kai junta-se a eles por um alguns episódios finais, ambicionando por mais poder, chegando mesmo a utilizar a black-dranzer, mas logo os deixa. Eles são o último desafio para os Bladebreakers, como finalistas do campeonato mundial. No final, eles percebem que estavam a ser usados e abandonam a Bio-Volt(a organização que os manipulava). Na terceira temporada, eles voltam (sem Ian)e recebem Kai como o novo membro. Novamente, eles vão até à final e enfrentam Tyson e Daichi, mas perdem. Depois do campeonato, agora sem o Kai, eles são os primeiros a tomarem uma posição contra a BEGA, mas são derrotados(e Tala fica gravemente ferido, acabando por ficar no hospital até ao fim da série) por Garland, um dos melhores lutadores da BEGA.
Membros/Beyblade
Tala: Wolborg
Bryan: Falborg
Spencer: Seaborg
Ian (apenas na 1ªtemporada): Wyborg
Kai (alguns episodios finais da 1ª temporada e no meio da terceira temporada): Black Dranzer/Dranzer

Dark Bladers

Dark Bladers é uma equipe de quatro lutadores do mal que foram amaldiçoados ao perderem para a equipe Majestics. desde então, juram vingança.
Membros
Sanguinex, o seu bit-bicho é Drac-Attack, que é um vampiro
Lupinex, o seu bit-bicho é Tempestade Lobo, que é um lobisomem
Zomb, o seu bit-bicho é Shamblor, que é um zombie
Cenotaph, o seu bit-bicho é Sarcophagon, que é uma múmia

Equipes de V-Force (2ª temporada)

Saint Shields

Os Saint Shields(Santos Escudos) são uma misteriosa equipe que aparecem para desafiar ou aconselhar os Blade Breakers. No começo, apareciam encapuzados e suas Feras-Bits eram invisíveis. Mesmo depois de mostrarem as suas caras e os suas Feras-Bits, eles continuaram a vencer os Blade Breakers sem grandes dificuldades, com exceção de Dunga, que por duas vezes empatou com Kai. Na metade da série, eles revelam seus objetivos: Querem roubar as Feras-Bits Sagradas dos Blade Breakers e lacrá-los numa rocha, para que seu poder não seja usado para o mal. Após serem derrotados um por um numa feroz batalha contra os Blade Breakers, eles reconhecem que as Feras-Bits estão em boas mãos. No entanto, continuam a tentar proteger as Feras-Bits, enfrentando os lutadores que querem capturar os Feras-Bits Sagrados.
Membros
Ozuma - Leopardo Clarão Dunga - Macaco Force Mariah - Sharkrash Joseph - Mamute Invisivel

Psykicks

Essa organização passou a temporada toda a enviar diversos lutadores para enfrentarem os Blade Breakers, o que torna difícil reuní-los numa única equipa. Os membros mais notáveis seriam Kane, Ghoki, Salima e Jim, que dominaram os Cyber Bit-Bichos e usaram-nos para enfrentar os Blade Breakers numa luta longa e feroz. Outros membros notáveis são Zeo e Gordo. Zeo é o filho-robô de Zagart, que foi construído para ser igual ao seu filho falecido. Gordo foi escolhido para ajudá-lo a dominar Cerberus, o seu Bit-Bicho, e também para ser o seu parceiro no campeonato mundial.
Membros da 1ª equipe
Daryl
Figel
Dark Emperor Bat
Camaleão
Membros da 2ª equipe
Kane - Cyber Dragoon
Goki - Cyber Dranzer
Jim - Cyber Draciel
Salima - Cyber Driger

Equipes do campeonato da ALB de G-Revolution (3º temporada)

  • Titulares: Tyson e Daichi
  • Reserva: Kenny
  • Treinador: Hiro
  • Outros: Hillary

White Tiger X

  • Titulares: Ray e Lee
  • Reservas: Gary, Kevin e Mariah
  • Treinador: Tao
  • Outros:

All Starz PPB

  • Titulares: Max e Rick
  • Reservas: Michael, Eddy e Emily
  • Treinadora: Judy
  • Outros: -

Blitzkrieg Boys

  • Titulares: Kai e Tala
  • Reserva: Spencer e Bryan
  • Treinador:kai
  • Outros:

Batalhão Barthez

  • Titulares: Miguel, Claude, Mathilda e Aaron
  • Reservas: Não há
  • Treinador: Barthez

Dinastia F

  • Titulares: Julia e Raul
  • Reservas: Não há
  • Treinador: Romero

Justiça 5

BEGA

  • Titulares: Garland, Brooklyn, Mystel, Esmagador(Crusher) e Ming-Ming
  • Reservas: Não há
  • Treinador: Hiror
  • borys

G-Revoluções

  • Titulares: Tyson,Daichi,Kai,Ray e Max
  • Reserva: Não há
  • Treinador: tyson e kai
  • Outros: Hillary e Kenny

Comentários