O nome Mangá é dado a todas as histórias em quadrinhos de origem japonesa. Essa palavra é resultado da junção de outras duas:
- Man – que significa involuntário;
- Gá – que significa imagem.
Além de ter origem japonesa, os mangás se diferenciam pelos seus desenhos e personagens em si. Assim como os animes, os mangás possuem características próprias e desenhos típicos.
Características
- Uma das características dos mangás está no próprio alfabeto japonês. Os ideogramas representam, além de sons, idéias. É muito comum encontrar onomatopéias representadas por ideogramas do alfabeto japonês.
- Os mangás não são criados como os gibis que conhecemos. A sua leitura deve ser feita de “trás pra frente”, considerando os moldes tradicionais. Ou seja, a história começa na última página e osquadrinhos são lidos da direita para a esquerda.
- Os volumes de mangás são compostos de aproximadamente 200 páginas. Assim sendo, as histórias são compridas e com muitos detalhes. Possuem diversos pontos de vista e, além disso, conta com variações no número de quadrinhos, já que os autores (chamados mangakás) aproveitam o espaço disponível para transbordar os sentimentos e emoções nos desenhos que variam de tamanho.
- É comum encontrar mangás impressos em papel jornal, preto-e-branco. Devido ao grande número de páginas, tal atitude reduz os custos e os torna viável a todos os leitores.
- O principal ingrediente é a capacidade de fazer as pessoas mergulhar nas histórias, transparecendo suas emoções e sentimentos e encantando os leitores.
Comentários